top of page
O princípio inteligente do universo é o espírito
 

 

 Segundo Allan Kardec no “O Livro dos Espíritos” o Espírito é o princípio inteligente do universo. Disse ele também que esse princípio inteligente faz a sua tragetória evolutiva “do átomo ao Arcanjo que por sua vez começou pelo átomo”.

 

 A inteligência é um atributo essencial do Espírito, portanto a inteligência e o princípio inteligente se confundem num princípio comum.

 

 O espírito é um ser semimaterial formado pelo princípio inteligente e do corpo fluídico. Os espíritos são a individualização do princípio inteligente, como os corpos são a individualização do princípio material.

 

 Esse Princípio Inteligente (quando encarnado no estágio humano denominamos alma) está presente, pois, em toda matéria existente no Universo. É ele o agente estruturador daquilo que se convencionou chamar de matéria. Assim, o princípio espiritual está presente em todos os Reinos da Natureza, a saber: estagia no Reino Mineral onde desenvolve, ao longo dos evos, a sua capacidade estruturadora; no Reino Vegetal adquire a sensibilidade; no Reino Animal, a motilidade e, no homem, o pensamento produtivo.

 

 Assim, em cada nova fase o Princípio Inteligente se apresenta mais fortalecido em termos de conquista intelectiva desenvolvendo suas capacidades anímicas, montando gradativamente o seu psiquismo. Em cada reino que estagia passa por todas as fases que esse reino lhe faculta.

 

 No Reino Mineral poderíamos dizer que ele está montando estruturas energéticas para manifestar as suas conquistas e valores na elaboração do seu estado evolutivo como ser, estagiando na pedra, no ar, nas águas e nos elementos químicos em geral.

 

 É bom lembrar de que a fase seguinte é sempre montada a partir das conquitas anteriores. Assim, a fase vegetal é iniciada sempre sobre as bases anteriormente estruturadas e desenvolvidas e incorporadas nas zonas mais profundas do seu rudimentar psiquismo.

 

 Também é preciso que se diga que, quando nominamos as respectivas fases, estamos fazendo um esforço de síntese para nossa melhor compreenção. Por exemplo: quando alcança o Reino Vegetal traz consigo, impresso em sua intimidade espiritual, o produto da evolução alcançada no Reino Mineral e que pode ser chamado sinteticamete de poder estruturador.

 

 Na fase do Reino Vegetal o Princípio Inteligente do Universo desenvolve a sua capacidade sensível. Essa sensibilidade será a base dos sentidos que estarão sempre sendo criados e desenvolvidos de acordo com as necessidades da espécie que estiver estagiando.

 

 Ao alcançar o Reino Animal traz consigo a capacidade estruturadora, a sensibilidade, e dá início ao processo de desenvolvimento da motilidade.

 

 As diferentes espécies de animais não precedem intelectualmente umas das outras, mediante progressão. Assim, o espírito da ostra não se torna sucessivamente o do peixe, do pássaro, do quadrúpede e etc. Cada espécie constitui, física e moralmente, um tipo absoluto.

 

 A trajetória continua, agora nos Homens. Adquire, ao lado das conquistas anteriores, o pensamento produtivo. É o começo da sua caminhada antropológica, alcançando então, as faixas inaugurais da razão. Agora já pode ser chamado de Espírito ou alma quando se encontrar encarnado.

 

 A alma do homem e do animal emanam de um único princípio inteligente, porém, no homem, passou por uma elaboração que a coloca acima da que existe no animal.

 

 Nesse momento o Espírito passa a ter consciência do seu futuro, tem a capacidade de distinguir o bem do mal e é completamente responsável pelos seus atos.

 

 O Espírito, passando deste planeta para outro, conserva a inteligência que aqui tinha. A inteligência não se perde. Pode, porém, acontecer que ele não disponha dos mesmos meios para manifestá-la, dependendo isto da sua superioridade e das condições do corpo que tomar.

 

 É todo um processo evolutivo onde o Princípio Inteligente tem, no átomo primitivo, o seu ponto de partida, muito provavelmente na estrutura atômica da Energia Cósmica ou Fluido Cósmico Universal, para usar a expressão de Allan Kardec, que teve a sua trajetória iniciada impulsionado sempre pela Lei de Deus que se encontra impressa em sua intimidade, estagiando em todos os Reinos existentes à sua disposição nessa imensidão cósmica, viajando sempre, porém, uma viagem de muito trabalho, muita ação, inconscientemente no início e, conscientemente quando num estágio mais avançado dos Humanos, até alcançar as cumieiras da evolução e tornar-se Espírito Puro, consoante às palavras de Jesus: "Sede Pefeitos".

 

 Estamos estagiando no Reino Humano com os nossos valores conquistados, armazenados em nosso psiquismo, tendo manifestado em nossa tela consciente apenas o material necessário à nossa personalidade atual que, por sua vez, guarda relação com a nossa programação reencarnatória, tendo em vista nossas necessidade cármicas e evolutivas.

 

 Finalizando, devemos dizer que todo esse processo é regido por Deus, Inteligência Suprema do Universo.

© 2024 por TENDA ESPIRITA UNIDOS POR JESUS

  • c-facebook
bottom of page