top of page
Doutrina 2: Capítulos 2 & 3

Doutrina do dia 02 de Maio de 2015.

 

MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

 

  • Pilatos, entrando de novo no palácio, chamou Jesus e perguntou: “Você é o rei dos judeus?” E Jesus respondeu: “ O meu Reino não é deste mundo. Se o Meu Reino fosse deste mundo, certamente, Meus seguidores teriam lutado para que Eu não caísse nas mãos dos judeus, mas, por enquanto, Meu Reino ainda não é daqui”. E Pilatos lhe perguntou: “Então você é rei?”. E Jesus lhe respondeu: “Você está dizendo que Eu sou rei. Eu nasci e vim a este mundo para dar testemunho da verdade, e todo aquele que segue a verdade, ouve a Minha voz” (João, 18:33, 36 e 37).

 

          Quando Jesus confirma que é rei, ele não se diz rei dos Judeus, mas que havia nascido neste mundo para ser rei. O espiritismo explica essa passagem dizendo que Jesus era rei sim, mas não de um lugar propriamente dito ou de uma sociedade específica, mas que sua realeza era moral.

          Se o reino de Jesus fosse deste mundo, qual seria a sua utilidade se todos sabemos que não se leva nada daqui quando morremos?

          Assim como dizemos que o Brasil possui o rei do futebol e o rei da música, Jesus pode ser considerado rei de uma coisa impalpável, imaterial. Essa coisa podemos afirmar que se trata da vida futura.

          A certeza da vida após a morte influencia a maneira como os homens percebem a vida aqui na Terra, e a morte, ou podemos chamar desenlace, não é mais assustadora, mas sim, a certeza de um mundo melhor na espiritualidade, onde não importa o que fomos, que posição ocupamos, quais bens deixamos, o que importa realmente é o bem que fizemos aos outros. (Amai-vos uns aos outros como eu vos amei).

          Cristo precisou ajustar o conjunto de ensinamentos que passaria para a humanidade, pois se toda a verdade fosse dita de uma só vez, o povo daquela época não entenderia e também não estava preparada espiritualmente para receber essas informações, o que causaria ainda mais dúvidas.

 

 

HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI

  • Jesus disse: “ O coração de vocês não deve se perturbar. Creiam em Deus e também em Mim. Há muitas moradas na casa do meu Pai (ou seja, existem muitos mundos habitados), pois se não fosse assim, Eu já teria dito a vocês. Eu me vou para preparar o lugar, e após ter ido e preparado o lugar, eu voltarei para convidá-los a ficar Comigo, a fim de que lá onde Eu estiver vocês também possam estar” (João, 14:1 a 3).

 

          A casa do Pai é o Universo; as diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito, e oferecem, aos espíritos encarnados, moradas apropriadas ao seu adiantamento. Isso quer dizer que de acordo com o grau de evolução do espírito, ele habitará uma região com determinado grau de vibração energética.

          Para falar das moradas na casa de Deus temos que explicar duas coisas: - a primeira é o quanto os espíritos são mais ou menos evoluídos; o quanto alguns espíritos são desgraçados e o quanto são bem aventurados. Aqui mesmo na Terra temos exemplos de pessoas boas e más e isso é bem fácil de entender, e seria lógico pensar que essas pessoas não teriam as mesmas moradas quando passam para o mundo espiritual. – a segunda é o quanto diferente são as categorias dos mundos habitados; para esse ponto entramos numa área que a ciência ainda não conseguiu provar, mas que se você pensar, um pouco que seja, a respeito, pode aceitar facilmente; atualmente já foram catalogadas cerca de 84 milhões de estrelas e pelo menos mil planetas e com esses números fica bem mais fácil aceitar que é muito provável haver vida – mesmo que não seja como conhecemos aqui na terra – em outros planetas.

          Da mesma maneira que os seres possuem graus diferentes de elevação moral, os mundos possuem características diferentes por servirem para objetivos diferentes.

          Os mundos mais primitivos são onde os seres fazem as suas primeiras encarnações e começam o seu caminho pela evolução. As paixões e a maldade são muito intensas.

          Os mundos mais evoluídos são onde os seres estão mais próximos de Deus, com o seu grau de evolução quase completo, não existe maldade nem egoísmo.

           Os mundos foram catalogados segundo alguns padrões, mas não vamos abordar aqui, por que não faz parte do nosso objetivo; mas se fosse possível dar notas de 1 a 5, onde 1 seria o mundo mais primitivo e 5 o mundo mais evoluído, a terra estaria com uma nota 2.

          A quantidade de variações possíveis entre espíritos atrasados e desenvolvidos e mundos igualmente atrasados e desenvolvidos é tão grande que seria impossível quantificar. E daí vem a explicação para – Há muitas moradas na casa de meu Pai.

Mensagem final:

          Sempre ficamos muito interessados em histórias reais e este testemunho datado de 1863 nos parece bastante atual.

 

UMA RAINHA DE FRANÇA (Havre, 1863)

          Disse a Rainha:

          - Quem poderia, melhor do que eu, compreender a verdade destas palavras de Nosso Senhor: Meu reino não é deste mundo?

          O orgulho me perdeu sobre a Terra. O que foi que eu levei comigo, da minha realeza terrena? Nada, absolutamente nada. E como para tornar a lição mais terrível, ela não me acompanhou sequer até o túmulo! Rainha eu fui entre os homens, e rainha pensei chegar no Reino dos Céus. Mas que desilusão! E que humilhação, quando, em vez de ser ali recebida como soberana, tive de ver acima de mim, mas muito acima, homens que eu considerava pequeninos e os desprezava, por não terem nas veias um sangue nobre! Oh, só então compreendi a factuidade dos homens e das grandezas que tão avidamente buscamos sobre a Terra!

          Para preparar um lugar nesse reino são necessárias à abnegação, a humildade, a caridade, a benevolência para com todos. Não se pergunta o que fostes, que posição ocupastes, mas o bem que fizestes, as lágrimas que enxugastes.

          Oh, Jesus! Disseste que teu reino não era deste mundo, porque é necessário sofrer para chegar ao Céu, e os degraus do trono não levam até lá. São os caminhos mais penosos da vida os que conduzem a ele. Procurai, pois o caminho através de espinhos e abrolhos e não por entre as flores! São as escolhas do livre arbítrio.

          Os homens correm atrás dos bens terrenos, como se os pudessem guardar para sempre. Mas aqui não há ilusões, e logo eles se apercebem de que conquistaram apenas sombras, desprezando os únicos bens sólidos e duráveis , os únicos que lhes podem abrir as portas dessa morada.

          Tende piedade dos que não ganharam o Reino dos Céus. Ajudai-os com as vossas preces, porque a prece aproxima o homem do Altíssimo, é o traço de união entre o Céu e a Terra. Não o esqueçais!

© 2024 por TENDA ESPIRITA UNIDOS POR JESUS

  • c-facebook
bottom of page