TEUJ - Tenda Espírita
Unidos por Jesus
Oferendas
Prática ritualística que remonta a tempos muito antigos.
Na bíblia podemos encontrar citações relativas a ligações do homem com Deus através de elementos materiais. Tal prática tem uma explicação que se relaciona com os instrumentos disponíveis ao homem para se aproximar de Deus.
Diferentemente de outras religiões, o espiritismo baseia-se, fundamentalmente, no intercambio energético entre o plano material e o plano espiritual. Este é o ponto central da religião e das práticas espíritas. Sendo assim, os elementos que dão sustentação a vida na Terra servem de elos de ligação. Cada um desses elementos emanando energia diferenciada.
Em função dessa diferença energética, existe a ligação das entidades aos diversos vegetais, cereais, animais, minerais, de acordo com as suas respectivas regências e âmbito de atuação. Por isso são oferecidos diferentes elementos para cada entidade ou Orixá.
As oferendas não são consumidas pelas entidades evoluídas ou Orixás. As energias são manipuladas, transformadas e transferidas para espíritos necessitados, encarnados ou desencarnados.
Tipos de oferendas:
-
Agradecimento;
-
Benefícios de saúde;
-
Trabalhos na mediunidade;
-
Troca de favores espirituais.
Dentre todos os elementos, o principal é a água que atua como elemento purificador.
O fogo dispersa energias negativas.
O dendê representa a natureza de Exú.
O mel representa misericórdia.
A farinha representa a Terra onde vivem os Exús.
O sangue do animal é a energia vital.